Data : 10/04/2015

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

São Gregório de Narek

São Gregório de Narek será declarado doutor da Igreja

No próximo dia 11 de abril, dia em que o Papa publicará a Bula convocatória do Ano da Misericórdia, o Pontífice também declarará como doutor da Igreja Universal o santo São Gregório de Narek, o que ocorrerá na Basílica vaticana em um rito armênio às 9h.
O doutorado do monge armênio foi aprovado no dia 23 de fevereiro passado, a proposta da Congregação para as Causas do Santos.

São Gregório de NarekSão Gregório de Narek nasceu em Andzevatsik (então Armênia, agora Turquia) por volta do ano 950 e morreu em Narek em 1005.

São Gregório é um grande poeta; compôs mais de vinte mil versos em pouco mais de três anos.

Vida de São Gregório de Narek
Conta-se que após rumores suscitados pela inveja que causava, alguns Bispos quiseram conhecer a aula de heresia que professava Gregório de Narek; encarregaram a dois monges sábios de sua total confiança para que se entrevistassem com ele e descobrissem seus erros. Aqueles bons delegados temiam uma entrevista formal com quem tinham fama de reto e sábio; preferiram fazer outras contas e submetê-lo a uma espécie de juízo de Deus. Planejaram fazer-lhe um delicioso patê de pombo e dá-lo a comer na quaresma; o assunto consistia em que, se Gregório comece o patê, seria herege; se o rejeitasse, demonstraria sua fidelidade à doutrina.
Conta-se que, sem perceber que entraram em sua cela, Gregório deixou sua oração, se pôs em pé, abriu a janela e deu umas palmadas no ar, enquanto gritava aos pássaros: “Venham, passarinhos, jogar com o peixe que se come hoje”. Entenderam aqueles monges que o modo de resolver-se a armadilha era testemunho mais que evidente de sua santidade, e tomaram boa conta de sua inocência, porque um herege nunca poderia realizar tal gesto.

Deixe uma Resposta

*

captcha *