Data : 07/04/2016

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Assembleia da CNBB:

cnbb

Resgatar o sentido da política

2016-04-07 Rádio Vaticana

Aparecida (RV) – Segundo dia de atividades da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida, SP, sobre o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo”. Cerca de 320 bispos participam do encontro.

Nesta quinta-feira os trabalhos, como de costume, têm início com a celebração eucarística no Santuário Nacional. A Santa Missa será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Participam da procissão de entrada os bispos de recente nomeação.

Os trabalhos da parte da manhã se concentram no tema dos leigos, que é o tema central desta Assembleia.

Ontem, quarta-feira, na parte da manhã tivemos a Santa Missa presidida pelo presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha. Logo após a Celebração, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho a abertura oficial da assembleia. Durante a cerimônia de abertura, Dom Sérgio da Rocha agradeceu a presença da imprensa. Ainda no início do seu discurso, recordou o Ano da Misericórdia e pediu a luz do Espírito Santo, para que o rosto de Cristo possa brilhar nestes dez dias de encontro.

Sobre o tema central dos trabalhos, Dom Sérgio reforçou a participação ativa dos leigos e leigas na missão da Igreja e a importância dos bispos fortificarem estes laços com os cristãos.

Ao fim do seu pronunciamento, Dom Sérgio salientou que, durante a Assembleia, serão tratados temas como eleições municipais e a atual realidade sócio-política brasileira.

“No momento da crise, muitos, com razão, voltam seu olhar para Igreja em busca de sabedoria e discernimento”.

Já a conjuntura política, econômica e social do Brasil e a tragédia do rompimento da barragem em Mariana (MG) foram assuntos destacados na primeira coletiva de imprensa da Assembleia Geral, na tarde desta quarta-feira (06). Presentes, o Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, e o Bispo de Campos (RJ), Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.

Ainda foram apresentados aos jornalistas outros assuntos que estão na agenda de trabalho dos bispos em Aparecida (SP), como o XVII Congresso Eucarístico Nacional, o 5º Centenário da Reforma de Martinho Lutero (1483-1546), além dos jogos olímpicos e paraolímpicos do Rio de Janeiro.

Falando sobre a conjuntura político-social do Brasil, Dom Geraldo Lyrio Rocha destacou que foi formada uma comissão para elaborar um texto que será aprovado e divulgado durante o período de realização da Assembleia Geral.

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, acrescentou que neste ano de eleições municipais é necessário resgatar o sentido da política e promover um diálogo acerca da crise que vive o país.

Respondendo a pertunta de um jornalista sobre a situação atual do país, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz salientou que a CNBB como Igreja não pratica política partidária, não apoia nenhum partido e cabe aos leigos fomentar e animar a política no Brasil.

Sobre o momento vivido em nosso país e sobre a reflexão dos bispos em Aparecida nós ouvimos o Arcebispo emérito de Jales, SP, Dom Demétrio Valentin….

Ainda durante a coletiva de imprensa de ontem Dom Geraldo Lyrio Rocha falou sobre a tragédia ocorrida em 5 de novembro, no Distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana (MG), provocada pelo rompimento da barragem de rejeitos Fundão, da empresa Samarco Mineradora, que causou centenas de vítimas.

“Nós não estamos diante de uma catástrofe provocada pela natureza, estamos diante de uma grande tragédia ambiental, de magnitude incalculável, provocada pela mão humana. Portanto há responsabilidades das empresas mineradoras, o Estado e uma ausência de fiscalização por parte dos órgãos públicos”, afirmou.

Dom Geraldo afirmou que as empresas mineradoras estão dando apoio às famílias vitimas da tragédia, mas salientou que as ações ainda estão longe de recuperar as vidas perdidas.

De Aparecida, SP, para a Rádio Vaticano, Silvonei José
(from Vatican Radio)