Data : 11/04/2016

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Assembleia CNBB

retomada

Retomados os trabalhos nesta segunda

2016-04-11 Rádio Vaticana

Aparecida (RV) – Serão retomados, após a pausa do fim de semana com o retiro dos bispos, pregado pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, os trabalhos da 54ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, (CNBB) em Aparecida, SP. O dia começou com a Santa Missa no Santuário Nacional presidida por Dom José Alberto Moura, Arcebispo de Montes Claros, MG, durante a qual foram recordados os bispos falecidos.

Os trabalhos desta segunda-feira voltam a se concentrar no tema central da Assembleia deste ano, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo”. Será também dedicado um momento à Exortação Apostólica do Papa Francisco dedicada à família, a Alegria do Amor.

Nós pedimos a Dom Vital Coberlini, bispo de Marabá, uma reflexão sobre os trabalhos desta Assembleia…

A segunda sessão de trabalhos na manhã do último sábado foi dedicada à assuntos ligados à Liturgia. A primeira foi privativa. Há uma comissão que tem a responsabilidade de estudar, formular corretamente e publicar textos litúrgicos, a CETEL. Outros assuntos de Liturgia também foram apresentados por Dom Armando Bucciol, Bispo de Livramento de Nossa Senhora (SP), Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.

Os bispos da CNBB estiveram presentes na solene Celebração da Misericórdia na companhia dos jovens que participaram da Romaria da Juventude neste final de semana em Aparecida (SP). O início da celebração foi sábado às 18h15, no Santuário Nacional, e teve a presidência do Cardeal Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida.

Uma das características particulares desse evento foi a possibilidade que os jovens tiveram de optar pela hospedagem na área de camping em torno da Basílica de Nossa Senhora. Essa opção de alojamento foi dada aos 300 primeiros que fizeram a reserva dessa modalidade. O encontro fez parte do projeto “Rota300”, que é inspirado no dinamismo da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude e se desenvolve a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras entre 2015 a 2017, quando a Igreja celebra os 300 anos do encontro da imagem de Maria nas águas do Rio Paraíba.

De Aparecida, SP, para a Rádio Vaticano, Silvonei José

(from Vatican Radio)